Momento Critic!

Capitão América por Rômulo Lacerda



Após o baita sucesso da trilogia Homem-Aranha, seria quase impossível que houvesse outro filme do mesmo gênero que fosse tão bom ou melhor quanto. Isto é certo. Porém, Capitão América: O Primeiro Vingador é surpreendentemente melhor.

Na trama, passada na década de 1940, Steve Rogers tenta se alistar no exército, porém, seu pedido de alistamento é negado, já que possui saúde fraca para tal. Sem desistir, Rogers é observado por um cientista do exército americano, que acredita que ele possa ser um grande soldado, mesmo debilitado.
Após uma bateria de testes, Rogers é finalmente escolhido para o experimento com o soro do supersoldado, capaz de aumentar sua força, ter capacidade de cura e regeneração, entre outra série de poderes. Eis então que começa o desafio de Rogers: lidar com a H.I.D.R.A. (Caveira Vermelha), e fazer uma difícil escolha: seu amor, ou seu país. Tudo isso em plena Segunda Guerra Mundial.
Diferentemente de outros super-heróis carismáticos, que muitas pessoas se veem neles com aqueles típicos problemas na adolescência, Steve Rogers – ou Capitão América - faz chamado para os jovens da época se espelharem, terem a imagem dos Estados Unidos como um supersoldado, capaz de enfrentar guerras terríveis, e sempre se sair vencedor delas. Com o tempo, o líder dos Vingadores toma proporções maiores, não de apenas um símbolo dos EUA, mas de um super-herói , que será intensificado nos próximos longas. Isso se aplica muito dentro do próprio filme, com cartazes, propagandas, e todo aquele lobby tendo o Capitão como imagem.

No pequeno espaço de tempo, Steve Rogers tem sua história muitíssimo bem contada e tocada, e é muito bem preparado para seu futuro nas telonas, a partir de uma pausa que foi feita há anos nas histórias do herói. O que foi retratado há mais de 40 anos com a volta do herói americano após anos congelado no Atlântico Norte é o alicerce para o futuro do líder dos Vingadores, que terá continuidade neste ano.

Capitão América não é um superhero tão reconhecido e idolatrado quanto Super-man ou o próprio Homem-Aranha, mas com base nesse filme, o raio de visão certamente é aumentado. Um herói que era “pouco” lembrado passa a ser um dos ícones para a próxima frota de filmes da Marvel.

Capitão América: O Primeiro Vingador é perfeito, áspero quando tem de ser, cruel à certo ponto – graças ao ótimo Hugo Weaving -, irônico no tom correto e intenso durante sua maior parte. Vale Cinco Pipocas, e mais algumas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
TaPipocando - Seu Canal de Entretenimento! © 2011 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Disturbed Tour